Rio de Janeiro, 09 de Fevereiro de 2026

Ilhas Marshall saem da lista de paraísos fiscais

Terça, 07 de Agosto de 2007 às 09:06, por: CdB

A OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) anunciou nesta terça-feira a retirada das ilhas Marshall de sua lista de paraísos fiscais, na qual agora só restam Andorra, Liechtenstein e Mônaco.

Em comunicado, a OCDE afirmou que estava apagando as ilhas Marshall de sua lista de paraísos fiscais por ter recebido em troca o compromisso de aplicar "um programa destinado a melhorar a transparência e estabelecer trocas efetivas de informações no âmbito fiscal".

As ilhas Marshall se juntam, assim, a 34 países ou territórios que assumiram compromissos semelhantes para criar um ambiente no qual os centros financeiros respeitem "estritas normas de transparência e de troca de informações" tributárias.

O objetivo da OCDE é que os países possam fazer respeitar suas respectivas legislações fiscais "plena e eqüitativamente", em particular, devido à obtenção das informações pertinentes.

Em 24 de julho, a OCDE tinha eliminado a Libéria de sua lista de paraísos fiscais, depois que o país africano decidiu se adaptar às normas internacionais de transparência e troca de informação. À época, a organização garantiu que isso melhoraria a reputação do país dentro da comunidade internacional e traria benefícios a longo prazo para seu desenvolvimento econômico. A OCDE tinha estabelecido sua lista de paraísos fiscais não-cooperativos

Tags:
Edições digital e impressa