O governo do Estado inaugurará no próximo mês o sistema de iluminação externa da igreja da Candelária, no Centro do Rio. O anúncio foi feito no programa de rádio "Bom dia, governadora". Durante o programa, Rosinha também destacou os resultados de diversos projetos culturais, com ingressos a R$ 1, como a abertura de 17 de salas populares de cinema no Estado e o Domingo no Municipal, que, com grandes espetáculos, levou 13 mil pessoas ao teatro.
- Fizemos no Teatro João Caetano o espetáculo de choro e samba, no horário alternativo de almoço. Este projeto também foi inserido no circuito de escola de rede pública, e recebeu mais de 200 alunos por apresentação. Ainda no João Caetano, tivemos o projeto Fim de Tarde, voltado para a divulgação da música popular brasileira, e alcançou um público de 86 mil pessoas - acrescentou a governadora.
Ao conversar com a Rosinha no programa, o presidente da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), Ciro Pereira, ressaltou que a instalação de sistemas de iluminação em monumentos é outra ação do governo na área da cultura. Ele lembrou que a Igreja da Candelária está fazendo 100 anos. A nova iluminação da igreja é uma parceria com a participação da Secretaria de Energia, Indústria Naval e Petróleo.
Outra ação visando ao acesso à cultura é realização de visitas guiadas aos Palácios Guanabara e Laranjeiras. A visita ao Laranjeiras - com a temporada anual encerrada esta semana - teve a participação de 12 mil pessoas.
Segundo o presidente da Funarj, a recuperação de espaços, como o Teatro Celso Peçanha, em Três Rios, na Região Centro-Sul fluminense, foi outra iniciativa. Ainda de acordo com Ciro Pereira, só em 2005, o governo do estado investiu em cultura, por meio da lei da ICMS, R$ 56 milhões - referentes a mais de 300 projetos.