A Igreja Católica está tentando chegar a um "pacto" para solucionar a crise política e social que começou na Bolívia há três semanas, disse no final deste domingo o secretário-geral da Comissão Episcopal Boliviana, o monsenhor Jesús Juárez.
- O cardeal Julio Terrazas já se reuniu entre sábado e domingo com o presidente Carlos Mesa, com o presidente da Suprema Corte de Justiça, Eduardo Rodríguez, e com o deputado Mario Cossío e com o senador Hormando Vaca Díez, que presidem as Câmaras dos Deputados e dos Senadores - disse o monsenhor Juárez.
Segundo ele, a Igreja programou também uma reunião com os líderes dos movimentos sociais e regionais, como Evo Morales, deputado dos plantadores de coca.
- Queremos que haja uma solução acordada - disse o também bispo de El Alto, cidade vizinha de La Paz, que vive uma greve há 14 dias, com bloqueios de estradas exigindo, entre outras medidas, a convocação de uma Assembléia Constituinte e novas eleições nacionais.
- Estamos empenhados em buscar a aproximação..., porque não há outro caminho. É com diálogo, e não multiplicando sepulturas, que vamos construir a vida - afirmou o cardeal Terrazas em sua homilia dominical na catedral de Santa Cruz de la Sierra.
O prelado da igreja católica boliviana agradeceu o gesto do papa Bento XVI que no domingo pediu orações "pela paz e união na Bolívia".