Rio de Janeiro, 12 de Outubro de 2026

IGP-M desacelera após avanço de quase 1% em outubro

Segunda, 17 de Novembro de 2008 às 09:09, por: CdB

A inflação pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) desacelerou significativamente na segunda leitura de novembro, refletindo menores altas no atacado, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) desta segunda-feira. O indicador teve alta de 0,49%, ante avanço de 0,86% na segunda prévia de outubro. Entre os componentes do IGP-M, o Índice de Preços por Atacado (IPA) subiu 0,48% na segunda leitura deste mês, bem abaixo da elevação de 1,11% no mesmo período de outubro.

O IPA agrícola teve recuo de 0,83% depois de subir 0,71% na leitura anterior. O IPA industrial avançou 0,95% na segunda prévia de novembro, abaixo da elevação de 1,25% anterior. As principais quedas individuais de preços no atacado foram de naftas para petroquímica (-24,22), bovinos (-2,11), feijão (-14,31), milho em grão (-6,17) e aves abatidas e frigorificadas (-7,60).

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) avançou 0,41%, seguindo a alta de 0,13% na segunda leitura do mês passado.

As maiores altas de custos no varejo foram de mamão papaia, limão, alcatra, leite longa vida e material para reparos de residência. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) aumentou 0,71%, contra subida de 0,89% na leitura anterior.

Tags:
Edições digital e impressa