Idade da Pedra
A empresa Griaule Biometrics, de Ribeirão Preto, acaba de ganhar o primeiro prêmio na Fingerprint Verification Competition, como melhor tecnologia para verificação de impressões digitais. A competição é considerada o Prêmio Nobel na área da Biometria. Os softwares são testados por quatro universidades (duas americanas, uma italiana e uma espanhola), que avaliam o desempenho dos programas para verificar o melhor identificador da impressão digital, que passará a ser usado pelas polícias dos países mais desenvolvidos, enquanto a polícia brasileira permanece na Idade da Pedra Lascada.
Apagão I
O Procon não só criou um site para ajudar as vítimas do apagão aéreo, como também faz o meio de campo entre consumidor e empresa aérea, para apressar acordos com reembolso de passagens, alimentação e hotel. Quem pretende conseguir uma indenização, porém, deve entrar com ação na Justiça contra a Infraero, a companhia aérea ou o governo. É recomendável processar apenas um órgão e não todos, para não retardar demais a ação.
Apagão II
Desde novembro, quando começou o apagão, o Procon paulista registrou 100 reclamações de consumidores contra as companhias aéreas, na esperança de conseguirem uma indenização em dinheiro, que até agora não saiu. A ironia é que as empresas alegam que a culpa é do governo e explicam que estão tentando um acordo com a Infraero para serem ressarcidas dos prejuízos da greve dos controladores. No final, é claro, tudo vai acabar em pizza.
Lua-de-mel
Funcionários de um zoológico na Tailândia fizeram inseminação artificial em uma ursa panda depois que seu parceiro falhou em acasalar, apesar de assistir várias vezes a um vídeo pornô de pandas que deveria ensiná-lo a engravidar a fêmea. Apesar de ter havido uma cerimônia chinesa de "casamento" há dois anos, ainda não houve lua-de-mel, porque o urso não é chegado.
Alta velocidade
O primeiro trimestre foi o melhor da história da indústria automobilística brasileira, com vendas de 493 mil veículos, quase 18% acima dos números de 2006. O mercado automotivo tem puxado a atividade industrial. Os recordes de vendas de veículos vêm sendo batidos desde novembro, mês a mês. Há duas explicações para o fenômeno: ou a economia está mesmo crescendo ou aumentou a confiança do consumidor, porque, como se sabe, a primeira coisa que um idiota faz quando ganha algum dinheiro é comprar um carro novo, para fazer inveja ao vizinho.
Tráfico
Há cerca de 95 mil pessoas aguardando por um transplante de rim nos Estados Unidos e cerca de 65 mil na Europa, fazendo crescer o tráfico ilegal de órgãos humanos vindos de países pobres. Um dos maiores centros de transplantes ilegais é o México, para onde acorrem os pacientes americanos. E ninguém toma providências, porque estamos mesmo num mundo cão Em qualquer país, quem tem mais dinheiro não fica em fila de transplante.
Poluição
No futuro, o carro ecológico será movido a bateria ou a hidrogênio. Mas, por enquanto, o máximo que as montadoras conseguem é produzir veículos bicombustíveis que funcionam com proporção de gasolina e álcool, de 20% a 100%, mas continuam lançando poluentes no santo ar nosso de cada dia. O interesse das montadoras em não poluir ainda é mínimo, infelizmente.