Rio de Janeiro, 23 de Janeiro de 2026

IBGE aumenta previsão da safra de grãos em 1,2%

Quinta, 10 de Maio de 2007 às 09:27, por: CdB

O Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE) aumentou a previsão para a safra de grão, que deve chegar a 132,3 milhões de toneladas. A estimativa é 1,2% maior que o previsto em março e representa um ganho de em torno de 1,5 milhão de toneladas.

Os destaques de abril são as variações nas estimativas de produção de cinco produtos: trigo (9,1%), milho 2ª safra (7,4%), cana-de-açúcar (4,4%) e laranja (2,1%).

O acréscimo de 4,4% na estimativa de produção de cana se deve à reavaliação na área destinada à colheita e na produtividade dos estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Espera-se para a safra nacional uma produção de 513 milhões de toneladas (12,7%), numa área a ser colhida de 6,7 milhões de hectares (8,9%).

Dentre os 25 produtos da safra agrícola nacional de 2007 analisados pelo IBGE, 18 apresentam variação positiva na estimativa de produção em relação ao ano anterior, com destaque para algodão em caroço (30,1%), amendoim em casca 2ª safra (21,4%), aveia em grão (26,1%) e batata-inglesa 1ª safra (21,5%).

Com variações negativas em relação à produção de 2006 destacam-se amendoim em casca 1ª safra (-9,9%), arroz em casca (-4,1%) e batata-inglesa 3ª safra (-6,4%).

Tags:
Edições digital e impressa