Rio de Janeiro, 16 de Outubro de 2026

Iaserj reabre com 89 novos leitos

Segunda, 06 de Outubro de 2008 às 08:29, por: CdB

Reaberto oficialmente há pouco mais de uma semana, o Hospital Central do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj) voltou a prestar seus serviços após a reforma da unidade, que durou cerca de três meses. Além da inauguração do Serviço de Pronto-Atendimento (SPA), exclusivo para servidores, o hospital recebeu da Secretaria de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) oitenta novos leitos e o primeiro tomógrafo da rede pública estadual, que poderá realizar até 1.500 exames por mês.

Para oferecer atendimento médico de qualidade 24 horas por dia, o novo SPA disponibiliza consultórios de clínica médica, pediatria, odontologia, ortopedia, serviço social, uma sala para pacientes em estado grave e três salas de observação para crianças e adultos. A unidade conta ainda com salas de medicação, nebulização, gesso, sutura, raios-X e posto de coleta para exames de laboratório.

De acordo com o presidente interino do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Ronaldo Moll, o Hospital Central realizou obras de adequação e recebeu equipamentos como ventiladores, carrinhos de parada cardíaca, monitores multiparamétricos, cardioversores, raios-X portáteis, leitos de enfermaria e macas. 

– Reativamos um prédio de dez andares, que tem leitos de Terapia Intensiva, Internação Clínica, Infectologia para adultos e Internação Pediátrica. Além disso, recebemos o tomógrafo de última geração e reativamos uma emergência nos mesmos moldes da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas. Hoje, temos condições de manter internados no hospital cerca de 100 pacientes. No ambulatório, realizamos mais de seis mil consultas mensais – explica.

O investimento na recuperação do Hospital Central do Iaserj foi financiado através de um convênio assinado, no ano passado, com o governo do Estado do Rio de Janeiro, transferindo o instituto para o âmbito da Secretaria de Saúde e Defesa Civil. Com isso, o hospital do servidor passou a integrar o Sistema Único de Saúde (SUS) e pôde receber recursos. 

– A estimativa é de que o custeio da nova estrutura fique em torno de R$ 5 milhões mensais. A intervenção total custou mais R$ 10 milhões, valor doado pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) – declara o presidente interino do Iaserj.

A unidade, que presta assistência médica desde a década de 20, oferece aos servidores estaduais serviços de emergências, atendimentos ambulatoriais, exames laboratoriais e consultas em diversas especialidades médicas. O Iaserj também coloca à disposição do idoso o Hospital Eduardo Rabello, primeira unidade de saúde planejada e construída para atendimento geriátrico especializado na América do Sul. A instituição realiza atendimento geriátrico hospitalar e ambulatorial, exames radiológicos, eletrocardiograma, fisioterapia, psicologia e atividades de recreação.

Com o objetivo de qualificar todos os profissionais de saúde, o hospital do servidor criou o Centro de Estudos para divulgar atividades cientificas através da promoção de cursos, simpósios, reuniões clinicas e workshops.

Tags:
Edições digital e impressa