Rio de Janeiro, 05 de Outubro de 2026

HUIDOBRO ASSUME MINISTÉRIO DA DEFESA DO URUGUAI

Quarta, 27 de Julho de 2011 às 07:45, por: CdB

MONTEVIDÉU, 27 JUL (ANSA) - O ex-guerrilheiro tupamaro Eleuterio Fernández Huidobro assumiu o Ministério da Defesa do Uruguai no lugar de Luis Rosadilla, que renunciou ao cargo recentemente por conta de problemas de saúde.
   
Huidobro assegurou ontem, durante a cerimônia de posse, que vai "declarar guerra à miséria", em referência à situação econômica pela qual passam muitos dos militares uruguaios, que se encontram abaixo da linha da pobreza.
   
"Devemos lutar sem tréguas contra a pobreza e as calamidades, que também afetam nossas tropas", disse o ministro durante o ato onde estiveram presentes o presidente José Mujica, além de outros membros de seu grupo guerrilheiro.
   
Sobre os casos de corrupção dentro do Exército que culminaram com a prisão do comandante Juan Fernández Maggio no ano passado, Huidobro afirmou que não irá fazer "uma caça às bruxas", mas sim "lutar" contra atos ilícitos.
   
Huidobro, de 69 anos, é um dos "históricos" guerrilheiros do Movimento de Libertação Nacional - Tupamaros (MLN-T). Junto com o atual presidente José Mujica, outro dos fundadores do grupo, o novo ministro passou 13 anos na prisão durante a ditadura no país (1973-1985). Ele é um dos maiores conhecedores de temas militares dentro da Frente Ampla, coalizão governista de esquerda.
   
O ex-ministro Rosadilla, por sua vez, teve de se afastar do cargo por sofrer de diverticulite, uma inflamação no intestino grosso. Segundo fontes oficiais, no entanto, ele irá reassumir seu cargo no Senado uruguaio após o tratamento. (ANSA)


Tags:
Edições digital e impressa