Rio de Janeiro, 20 de Dezembro de 2025

Hugo Chávez diz na Bolívia que capitalismo é o 'caminho para o inferno'

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse durante sua visita à Bolívia, neste sábado, que o capitalismo seria o "caminho para o inferno". "Os que querem ir direto para o inferno podem seguir o capitalismo", disse ele em um comício na cidade de Trinidad. (Leia Mais)

Domingo, 11 de Março de 2007 às 12:47, por: CdB
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse durante sua visita à Bolívia, neste sábado, que o capitalismo seria o "caminho para o inferno".

- Os que querem ir direto para o inferno podem seguir o capitalismo", disse ele em um comício na cidade de Trinidad. Os de nós que querem construir o paraíso na Terra devem seguir o socialismo.

Chávez também prometeu destinar mais de US$ 1 bilhão para projetos petrolíferos e a construção de rádios comunitárias na Bolívia, o país mais pobre da América do Sul.

Resposta

A ajuda dada pela Venezuela à Bolívia (US$ 15 bilhões) para ajudar o país a lidar com os estragos causados recentemente por enchentes é dez vezes maior do que a destinada pelos Estados Unidos.

Chávez está visitando países latinoamericanos que não foram incluídos na agenda do presidente americano, George W. Bush durante sua visita à região.

Bush tem evitado discutir a viagem de Chávez mas, neste sábado no Uruguai, ele defendeu o capitalismo como forma de gerar riquezas para as pessoas.

O presidente americano também defendeu a diplomacia dos Estados Unidos.

- Eu chamaria nossa diplomacia de sutil e efetiva. destinada a ajudar as pessoas, elevar a condição humana, expressar a grande compaixão do povo americano - disse ele.

Bush chegou à Colômbia neste domingo, onde se encontra com o presidente Álvaro Uribe. Ele visita ainda a Guatemala e o México.

Depois de passar por Argentina e Bolívia, Chávez vai à Nicarágua.

Tags:
Edições digital e impressa