Rio de Janeiro, 10 de Setembro de 2026

Hospital do Fundão faz apelo para doadores de plaquetas

Hospital do Fundão faz apelo para doadores de plaquetas

Segunda, 01 de Março de 2004 às 08:24, por: CdB

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, mais conhecido como Hospital do Fundão, da UFRJ, está fazendo um apelo para aumentar o número de doadores de plaquetas. As plaquetas são organelas sangüíneas responsáveis pelo processo de coagulação. O pré-requisito principal para o doador de plaquetas é que ele já tenha feito uma doação normal - chamada pelos profissionais de saúde de doação total - no Hospital do Fundão há, pelo menos, um mês.

As outras condições para a doação são as mesmas do processo convencional: ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar se sentindo bem de saúde e apresentar um documento de identidade. Caso a pessoa não possa doar apenas plaquetas, será feita a coleta convencional, visto que, devido ao número grande de atendimentos aos pacientes do Hospital do Fundão e do Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira, toda doação de sangue é bem-vinda.Por dia, o Hospital do Fundão precisa de 80 doações, mas tem havido datas em que o total de coletas não passa das 20, ou seja 25% da quantidade ideal necessária.

De acordo com a chefe do Serviço de Hemoterapia do Hospital do Fundão, Carmen Martins Nogueira, se cada pessoa em condições de doar sangue o fizesse ao menos uma vez por ano, o produto não faltaria, evitando que cirurgias fossem adiadas ou canceladas e pacientes que precisam usá-lo terapeuticamente não seriam obrigados a interromper o tratamento.

O atendimento é feito de 2ª a 6ª feira, entre 7:30h e 13:30h, no 3º andar do hospital, e quem quiser tirar dúvidas sobre a doação, pode ligar para o telefone 2562-2305, enviar um email para hemoter@hucff.ufrj.br ou visitando a página do Fundão na internet, em www.hucff.ufrj.br

Tags:
Edições digital e impressa