Rio de Janeiro, 10 de Maio de 2026

Hospital de Araruama é referência do estado

Sexta, 09 de Setembro de 2005 às 08:34, por: CdB

Com 70 médicos, o Hospital Regional de Araruama recebe pacientes de Saquarema, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios e Rio das Ostras. A unidade é responsável por 60% do atendimento desses municípios da Região dos Lagos, atendendo casos de internação de média e alta complexidade.

O Hospital de Araruama é uma das unidades do estado que está passando pelo processo de acreditação hospitalar, como o que tornou o HemoRio unidade de referência em todo o país. O certificado de acreditação é concedido pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), que, durante dois anos, avalia se o hospital tem realmente condições de recebê-lo. A unidade já passou pela primeira fase da avaliação e tem grandes expectativas de se tornar referência em todo o país.

O Hospital de Araruama funciona com clínica médica, cirurgias, UTI neonatal, CTI adulto e ortopedia. Além disso, desenvolve programas como o Sorriso Feliz, que atende crianças especiais vindas de instituições como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), o Bonecos Terapêuticos, no qual psicólogos usam brinquedos para tirar o medo que crianças têm de centro cirúrgico, e o Projeto Canguru, que substitui a incubadora e proporciona ao bebê contato com a mãe todo o tempo, recebendo seu calor e sendo amamentado, até ganhar o peso adequado.

Outras unidades de saúde do estado também comemoram o reconhecimento oficial de seu trabalho. Além do HemoRio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti), por duas vezes acreditado - o instituto recebeu o certificado de acreditação a primeira vez em 2001 e a segunda em 2003, com validade até 2007 -, o Serviço de Análises Clínicas do Hospital Azevedo Lima, em Niterói, recebeu em maio o Certificado de Excelência Laboratorial, na categoria prata, do Programa Nacional de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

Tags:
Edições digital e impressa