Honduras começou a expedir, na última segunda-feira, um novo passaporte eletrônico, com o qual pretende um fazer um controle mais efetivo do fluxo migratório nesta nação centro-americana.
-A emissão de um passaporte eletrônico não só permitirá um controle mais efetivo do movimento migratório, sem obstaculizar a entrada e a saída das pessoas nos postos de alfândega, mas também garantirá a segurança de bens e de vidas nas fronteiras - disse o presidente hondurenho, Ricardo Maduro, ao inaugurar o novo sistema.
Os primeiros a obter o novo documento foram os presidentes do Executivo, Ricardo Maduro; do Legislativo, Porfirio Lobo Sosa; e do Judiciário, Vilma Cecilia Morales.
O passaporte terá um custo de 30 dólares, para aqueles que solicitarem uma vigência de cinco anos, e de 50 dólares para uma vigência de 10 anos.
- O documento será entregue aos interessados minutos depois de ele ássar por um controle biométrico para confirmar sua identificação - explicaram empregados da Direção de Migração e Estrangeiros.
Os solicitantes serão fotografados digitalmente e terão suas assinaturas registradas de forma digital também, agregaram.
Maduro considerou que o novo documento favorecerá as tarefas de seu Governo encaminhadas a 'conseguir maior segurança em nossas fronteiras e para participar da luta contra o terrorismo e insegurança internacional'.
Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2026
Edições digital e impressa