Honduras foi suspensa da Organização dos Estados Americanos (OEA) por causa do golpe de estado que derrubou o presidente Manuel Zelaya, há uma semana. A decisão foi tomada na madrugada deste domingo, e foi aprovada por 33 dos 34 integrantes do OEA.
Esta é a primeira vez que a OEA suspende um País desde 1990, quando um golpe de estado semelhante ocorreu no Haiti contra o então presidente Jean-Bertrand Aristide. Maunel Zelaya declarou que pretende retornar do exílio forçado ao seu país ainda neste domingo.
– Estou disposto a fazer qualquer sacrifício para obter a liberdade da nação. Ou somos livres ou seremos escravos de forma permanente –, afirmou.
Zelaya pediu também que as organizações sociais o apoiem, mas sem utilizar de violência. O presidente deposto afirmou que desembarcará em Tegucigalpa, Capital de Honduras, com vários membros da comunidade internacional, para demonstrar o apoio recebido.