Rio de Janeiro, 27 de Setembro de 2026

Homenagens marcam o aniversário de 86 anos de Nelson Mandela

Domingo, 18 de Julho de 2004 às 07:40, por: CdB

Nelson Mandela, considerado o homem que salvou a África do Sul da guerra racial, recebeu diversas homenagens neste domingo, quando celebra seu aniversário de 86 anos ao lado de familiares e amigos e longe do olhar da mídia.

Entre as pessoas que prestaram homenagem está o ex-adversário Mangosuthu Buthelezi, do partido de oposição Inkatha que lutou uma dura guerra com o Congresso Nacional Africano, de Mandela, em que cerca de 20.000 pessoas morreram durante os anos anteriores às primeiras eleições envolvendo todas as raças, em 1994.

"Através do trabalho benevolente e dedicação Madiba conseguiu tocar os corações e as almas de milhões de pessoas no globo", disse Buthelezi em mensagem pública a Mandela, usando o nome de clã do ex-presidente da África do Sul.

O Novo Partido Nacional, que nasceu das cinzas do Partido Nacional que construiu o sistema de apartheid de segregação racial e exploração, elogiou o exemplo que Mandela deu aos sul-africanos.

"A nação tem uma dívida com o ex-presidente Mandela pelo serviço altruísta que continua prestando ao país e especialmente aos necessitados. Para o senhor Mandela nunca há um pensamento para ele, é sempre para outros", disse o partido a respeito do homem que ficou preso durante 27 anos.

Depois de sua libertação da prisão, Mandela foi considerado o mantenedor da união da África do Sul como o primeiro presidente negro e evitou uma guerra racial que muitos previam que ocorreria após o fim da hegemonia branca, em 1994.

Um dos mais elegantes shoppings de Joanesburgo, o recém-nomeado Nelson Mandela Square, planejou uma festa de aniversário para o pai da nação, pedindo para as crianças mandarem cartões individuais para o Nobel da Paz.

Um jornal de domingo convidou as pessoas a mandarem mensagens de texto de parabéns por celular.

Mandela deverá passar o dia em uma festa particular com amigos próximos e familiares em sua casa em Qunu, na província pobre de Eastern Cape.

Mandela disse em junho que sairia da vida pública, mas roubou a cena na semana passada em Bangcoc na conferência mundial de Aids.

Tags:
Edições digital e impressa