Rio de Janeiro, 05 de Outubro de 2026

Hillary condena uso político da energia após ameaças da Rússia

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, condenou nesta sexta-feira o uso de energia como arma política, um dia depois de a Rússia ter ameaçado cortar o fornecimento de gás para a Ucrânia, em um movimento que poderia ter afetado abastecimento na Europa.(Leia Mais)

Sexta, 06 de Março de 2009 às 05:45, por: CdB

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, condenou nesta sexta-feira o uso de energia como arma política, um dia depois de a Rússia ter ameaçado cortar o fornecimento de gás para a Ucrânia, em um movimento que poderia ter afetado abastecimento na Europa.

A crise parece ter sido contida na quinta-feira, depois que a estatal russa Gazprom disse que a Ucrânia havia efetuado os pagamentos que estão no centro da disputa, mas líderes europeus ficaram perturbados com os alertas do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.

Hillary condenou a invasão da Geórgia pela Rússia em agosto, que ocorreu perto de um importante duto de gás que abastece a Europa, e alertou contra países que usam a energia para aumentar sua influência política.

– Nós estamos... perturbados pelo uso da energia como ferramenta de intimidação – disse ela em uma audiência no Parlamento Europeu.

– Nós achamos que isso não interessa à criação de um sistema energético melhor e mais eficiente – completou.

Tags:
Edições digital e impressa