O Instituto de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HemoRio), da Secretaria de Saúde, está promovendo uma campanha de apelo à população para doar sangue em função do mutirão de cirurgias que o Ministério da Saúde, em parceria com o estado, está promovendo em vários hospitais do Rio de Janeiro.
A direção do HemoRio lembra que, por conta do aumento do número de operações, cresce também a quantidade de sangue solicitada pelos centros cirúrgicos.
- A população também pode fazer parte dessa corrente solidária, doando o sangue que será usado nesses procedimentos - disse a diretora do instituto' Kátia Motta.
- Precisamos da solidariedade do doador, que estará realizando um ato de responsabilidade social e de cidadania. - completou Kátia Motta.
O HemoRio abastece normalmente cerca de 200 unidades de saúde no estado, incluindo as grandes emergências, como as dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Salgado Filho, além de maternidades e UTIs neonatais.
A unidade funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca, 8, Centro do Rio, ao lado do Hospital Souza Aguiar e do Campo de Santana.
Para ser um doador é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e trazer um documento oficial de identidade com foto. Não é necessário estar em jejum. Somente deve-se evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
Mais detalhes podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800-282-0708), que é uma ligação gratuita.