Como forma de retribuição, o Hemorio está distribuindo ingressos duplos para os voluntários que se cadastrarem como doadores. A chefe do serviço de hemoterapia, Esther Lopes, disse que o instituto sofreu uma crise no estoque no mês passado, mas, graças ao comparecimento da população, conseguiu normalizar a situação.
- Estamos sempre na mídia pedindo que as pessoas doem sangue. No mês passado, tivemos uma crise com falta de sangue nos nossos estoques e os doadores compareceram em massa. Agora, nossos estoques estão bons. Por isso recebemos distribuir os ingressos que recebemos da Secretaria de Saúde, como forma de retribuir esse nosso doador que é solidário, que mora longe, que vai lá doar seu sangue. A maioria nem sabe que têm esses ingressos, mas doando ou não, o voluntário irá recebê-lo - disse Esther.
A médica lembra que, mesmo estando com um estoque bom, nunca é demais pedir às pessoas que continuem comparecendo ao Hemorio ou aos outros postos de coleta, porque o sangue não se fabrica, precisa do doador.
Para doar o sangue, o voluntário deve ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. O Hemorio funciona todos os dias, das 7 às 18 horas, inclusive sábados, domingos e feriados e fica localizado na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Hospital Souza Aguiar e do Campo de Santana. Mais informações podem ser obtidas através do Disque-Sangue pelo telefone 0800 282 0708.