O Egito obteve, nesta terça-feira, um acordo preliminar com o Hamas, grupo militante palestino que controla a Faixa de Gaza, para buscar uma trégua com Israel, disse o jornal egípcio Al-Ahram.
"O Egito obteve um acordo preliminar com o Hamas sobre os métodos para obter um período de calma com israelenses, e o (chefe de Inteligência) Omar Suleiman vai apresentar os resultados desses contatos e princípios do acordo a Israel para alcançar um acerto final", diz a edição desta terça-feira.
O diário remete a notícia a uma "fonte informada", embora tais comentário tenham ocorrido no discurso do presidente Hosni Mubarak, em conferência de Imprensa com jornalistas egípcios durante uma viagem à França, esta semana. Segundo afirmou Mubarak a repórteres, a proposta de uma reunião sobre o Oriente Médio no Egito somente poderia ser eficaz com a participação do primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, bem como dos presidentes dos EUA, George W. Bush, e palestino, Mahmoud Abbas.
Tanto Israel quanto os Estados Unidos mantêm o Hamas na lista dos grupos terroristas em ação no mundo.