O doublê de chef de cuisine e jurado de TV, Tom Colicchio, integrante do júri no seriado Top Chef, perdeu uma estrela Michelin em seu restaurante nova-iorquino, The Craft, enquanto o chef des célébrités, o britânico Gordom Ramsay, conquistou o nirvana da alta cozinha com duas estrelas do guia, uma verdadeira raridade, por seu primeiro empreendimento norte-americano em Nova York, o Gordon Ramsay at The London. Inaugurado há um ano, foi elogiado pela "constância em sua cozinha e atendimento", disse à agência britânica de notícias Reuters, nesta segunda-feira, o diretor do Guia Michelin, Jean-Luc Naret.
- Gordon Ramsay mereceu duas estrelas, não apenas por seu nome e sua fama na televisão, mas também pela constância mostrada durante muitas visitas feitas por nossos inspetores ao longo do ano - afirmou Naret.
Ramsay, concorrente de Colicchio, ficou famoso com o seriado de TV Hell's Kitchen, onde faz uso fácil do palavrão e do mau humor. Com os clientes, no entanto, a história é outra. Seu restaurante, em Manhattan, segue à risca o padrão de qualidade da matriz londrina, o único da City a receber as três estrelas, nota máxima do Guia Michelin. Este ano, os três restaurantes de NY com três estrelas no guia são os mesmos do ano passado: Jean Georges, Le Bernardin e Per Se.
Para o cozinheiro Tom Colicchio, que perdeu a única estrela concedida anteriormente ao Craft, o editor Naret tem um consolo:
- Isso não significa que o chef tenha menos talento, apenas que faltou constância na qualidade.
Em seu terceiro ano nos EUA, a atual edição do guia chega às livrarias esta semana com a classificação dos restaurantes nova-iorquinos. Por mais de cem anos, o guia se deteve apenas na crítica aos restaurantes da Europa.