Na tarde desta terça-feira, um microônibus do Grupamento de Ações Especiais (GAE) da Guarda Municipal foi atacado por um grupo de 20 camelôs, que atiraram cinco coquetéis molotov contra o veículo, estacionado na esquina da Rua do Ouvidor com Avenida Rio Branco, no Centro. O ambulante Emerson da Conceição Pinto, 23 anos, foi detido e levado para a 5ª DP (Gomes Freire), onde foi registrada a ocorrência. Não havia ninguém dentro do veículo e por isso não houve feridos.
A agressão ocorreu durante ação de controle urbano da Guarda Municipal, em que 11 agentes do GAE coibiam a presença de camelôs nesse trecho da Avenida Rio Branco. Os guardas foram surpreendidos pelo bando, que ainda atirou pedras e paus no microônibus, danificando o retrovisor direito do veículo. No ataque, os coquetéis (uma mistura de querosene e gasolina em pequenas garrafas) foram arremessados contra as grades de proteção do ônibus e caíram ao chão, queimando parte do asfalto. Os ambulantes fugiram pelas ruas próximas. Em apoio à equipe do GAE, 40 agentes da GM-Rio os seguiram e conseguiram deter Emerson na Rua do Ouvidor.
Este é o segundo ataque a veículos da Guarda em menos de uma semana. No último dia 28, outro microônibus foi alvo de um coquetel molotov na Praça Pio X, na Candelária. Para evitar que os veículos sejam incendiados, os guardas estão mantendo as janelas fechadas durante as operações de controle urbano no Centro.