Rio de Janeiro, 22 de Janeiro de 2026

Grupo palestino usa sósia do Mickey para politizar crianças

Quarta, 09 de Maio de 2007 às 08:51, por: CdB

Uma emissora de televisão dirigida pelo grupo militante palestino Hamas está usando em um programa infantil um ratinho idêntico ao conhecido personagem de quadrinhos e desenho animado Mickey Mouse, de Walt Disney, para propagar sua mensagem política.

O personagem, chamado Farfur, aparece no programa infantil Pioneiros de Amanhã, no canal Al-Aqsa TV.

De acordo com o grupo israelense de monitoramento de mídia Palestinian Media Watch, Farfur está ensinando "supremacia islâmica e ódio a Israel e aos Estados Unidos", de acordo com o Palestinian Media Watch.

O Hamas compartilha o poder político com a facção Fatah na Autoridade Palestina, mas se recusa a aceitar o direito de Israel de existir.

Companheira

"Farfur diz às crianças que elas precisam rezar na mesquita cinco vezes por dia até que o mundo esteja 'sob liderança islâmica'", diz artigo do grupo israelense de monitoramento de mídia.

Segundo a organização, o personagem aproveita "qualquer oportunidade para doutrinar jovens telespectadores com ensinamentos sobre supremacia islâmica".

O grupo diz que Farfur tem uma companheira chamada Saraa, que lembra às crianças a existência de prisioneiros palestinos.

"Alá vai nos perguntar no Dia da Ressurreição o que nós fizemos por eles", disse ela.

A emissora de televisão não respondeu às acusações e os estúdios Walt Disney não comentaram ainda possível violação de direitos autorais.

Tags:
Edições digital e impressa