O grupo terrorista liderado pelo principal aliado da Al-Qaeda no Iraque, Abu Musab al-Zarqawi, assumiu a autoria do atentado suicida com um carro-bomba nesta segunda-feira perto do escritório partidário do primeiro-ministro interino Iyad Allawi, que deixou pelo menos 10 pessoas feridas.
- Um leão do esquadrão do martírio da Organização da Al-Qaeda pela Guerra Santa no Iraque atacou o quartel-general do partido condenado do agente dos judeus e cristãos, Iyad Allawi - diz o grupo num comunicado divulgado na Internet.
- Nós gostaríamos de dizer a todos os agentes... que esperem mais disso. Seus irmãos na Al-Qaeda continuarão sua guerra santa até... que sejam vitoriosos ou sacrificados - disse ainda a mensagem.
Autoridades do gabinete do premier disseram que ele não estava na área, no oeste da capital iraquiana, no momento da explosão. Representantes do Ministério da Saúde afirmaram que sete policiais e três civis ficaram feridos. Uma nuvem de fumaça podia ser vista no local, que foi isolado por tropas dos EUA e do Iraque.
Neste domingo, o aliado da Al Qaeda no Iraque Abu Musab al-Zarqawi declarou guerra às eleições no país - que acontecem em 30 de janeiro. Ele condenou a maioria xiita por apoiar o pleito e exortou os sunitas a lutar contra o que chamou de eleitores infiéis. Allawi prometeu que seu governo fará de tudo para garantir a segurança dos 5.000 postos de votação contra "forças do mal determinadas a ferir o Iraque".