Rio de Janeiro, 28 de Janeiro de 2026

Grupo de estudantes ocupam reitoria da UFRGS

Terça, 05 de Junho de 2007 às 13:38, por: CdB

Um grupo de estudantes ocupou, na manhã desta terça-feira, o hall de entrada da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Os alunos se instalaram no local com barracas, colchões e lençóis e até fizeram almoço. O prédio tem oito andares e o gabinete do reitor fica no sexto andar. Segundo a reitoria, o movimento conta com 60 pessoas. Já os organizadores do ato falam em 120 estudantes. 

Os alunos entregaram uma pauta de reivindicações ao reitor, José Carlos Ferraz Hennemann, e disseram que só saem do local depois de terem as exigências atendidas. Neste momento, uma comissão de estudantes está reunida com o reitor. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, a universidade ainda não se posicionou sobre as reivindicações.

De acordo com os alunos que ocupam o prédio, os estudantes são contrários à reforma universitária e  apóiam a ocupação da reitoria da Universidade de São Paulo (USP), que já dura 33 dias.

Entre as reivindicações, os alunos pedem ampliação de vagas em dois restaurantes universitários, criação de um restaurante na Escola Superior de Educação Física,  implantação de políticas de ações afirmativas na UFRGS, redução da taxa do vestibular e mais isenções totais.

Os estudantes querem também que a universidade garanta espaços para os diretórios acadêmicos e construa um novo prédio para o Instituto de Artes, pois, segundo Nishimura, o local está com problemas de infra-estrutura.

Ainda nesta terça-feira os alunos farão uma assembléia para discutir sobre o resultado da reunião com o reitor e decidir uma possível continuidade do movimento.
 

Tags:
Edições digital e impressa