Rio de Janeiro, 03 de Outubro de 2026

Greve pode deixar 250 mil pessoas sem trens nesta segunda-feira no Rio

As 250 mil pessoas que usam os trens diariamente como meio de transporte na região metropolitana do Rio podem ser prejudicadas na segunda-feira com uma greve no sistema. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Central do Brasil, Valmir Índio Lemos, confirmou neste sábado a paralisação, mas disse que a decisão ainda pode ser revertida, dependendo de uma posição da Supervia, empresa que administra o transporte ferroviário urbano.(Leia Mais)

Domingo, 12 de Abril de 2009 às 16:48, por: CdB

As 250 mil pessoas que usam os trens diariamente como meio de transporte na região metropolitana do Rio podem ser prejudicadas na segunda-feira com uma greve no sistema. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Central do Brasil, Valmir Índio Lemos, confirmou neste sábado a paralisação, mas disse que a decisão ainda pode ser revertida, dependendo de uma posição da Supervia, empresa que administra o transporte ferroviário urbano.

Índio ressaltou que o motivo da greve é pedir maior segurança para os funcionários e passageiros da Supervia e citou casos recentes de choques de trens e o fato dos vagões circularem com as portas abertas, colocando em risco a vida das pessoas.

A Supervia foi procurada neste domingo, através da assessoria de imprensa, mas limitou-se a dizer que sua posição está expressa em nota divulgada na última quinta-feira, quando classificou o movimento de “extemporâneo” e influenciado por interesses salariais. A empresa também disse que vai colocar em prática um plano para situações emergenciais e que buscaria judicialmente decretar a abusividade da greve.

Sobre as demissões dos trabalhadores, a empresa informou que se pronunciaria somente amanhã. Os trens da Supervia atendem principalmente passageiros que moram na Baixada Fluminense e que usam o transporte ferroviário por ser a opção mais barata.

Tags:
Edições digital e impressa