Rio de Janeiro, 09 de Setembro de 2026

Greve dos servidores da UFSC completa uma semana com mais de 70% de adesão

Terça, 14 de Junho de 2011 às 00:05, por: CdB

Por Estudante 13/06/2011 às 23:55

Grupo de 50 trabalhadores participará de uma marcha em Brasília nesta quinta

Mais de 70% dos servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aderiram à greve, que já dura uma semana. Um ônibus com 50 funcionários sairá de Florianópolis na manhã desta terça para que na quinta-feira eles participem de uma marcha em Brasília, com a presença de servidores públicos federais de outras regiões.

Entre as principais reivindicações dos trabalhadores estão o reajuste salarial, o reposicionamento de aposentados, a mudança no anexo que prevê incentivos de qualificação e a abertura imediata de concursos públicos para a substituição da mão de obra terceirizada.

O reitor da universidade, Álvaro Prata, participa de uma reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para propor a abertura de um canal de negociações com os servidores nesta quarta, também em Brasília.

Por enquanto, os servidores continuam em greve por tempo indeterminado. O reitor se reuniu com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina (Sintusfc) nesta segunda-feira e prometeu não retaliar os grevistas.

Prata entende que as reivindicações da categoria são legítimas, mas até agora o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão não reconheceu a paralisação, que atinge 30 instituições de todo o país.

Restaurante Universitário

O Restaurante Universitário é um dos mais de 10 setores atingidos pela paralisação na UFSC e, por conta disso, estudantes com vulnerabilidade sócioeconômica estão sendo afetados.

A pró-reitoria de Assuntos Estudantis estuda uma maneira de sanar o problema, pois mais de 1,2 mil estudantes estariam com as refeições comprometidas.

Tags:
Edições digital e impressa