A paralisação de três dias dos servidores da Polícia Federal (PF), que inicia nesta terça-feira, suspende a emissão de passaportes e provoca fila na Superintendência da PF de São Paulo. O horário normal de funcionamento é a partir das 8h, mas as portas só abriram às 9h30.
Mais de 100 pessoas aguardavam atendimento no local, muitas delas, esperavam desde a madrugada. No início do atendimento tiveram preferência crianças e idosos. As pessoas que permaneciam na fila tiveram o nome anotado para serem atendidos amanhã. Na Superintendência da PF do Rio de Janeiro, a fila alcançava 100 m e não houve atendimento, nem distribuição de senhas.
Além de suspender a emissão de passaportes, os agentes também devem realizar a chamada operação padrão nos aeroportos do País, com o aumento da fiscalização de passageiros de vôos internacionais. No Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, a operação padrão deve ser iniciada à tarde.
Segundo o Sindicato dos Servidores da Polícia Federal no Estado de São Paulo (Sindpolfsp), a categoria não aprovou a proposta feita pelo governo de pagar o reajuste salarial de 30% em duas parcelas (março de 2008 e março de 2009). Uma contraproposta foi feita pelos servidores na semana passada prevendo a primeira em junho de 2007 e a segunda em janeiro de 2008.
Na próxima quinta-feira, quando deve ser encerrada a paralisação, está marcada uma nova reunião com o governo para discutir o pagamento do reajuste dos funcionários da PF.
Greve da PF suspende emissão de passaportes
Terça, 22 de Maio de 2007 às 09:21, por: CdB