Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Gravações inéditas de Diana serão divulgadas

Sexta, 13 de Fevereiro de 2004 às 10:55, por: CdB

A emissora norte-americana NBC anunciou na quinta-feira que vai levar ao ar em março, pela primeira vez, gravações de áudio e vídeo que a princesa Diana fez secretamente durante o seu fracassado casamento com o príncipe Charles.

As gravações de áudio foram a principal fonte para o best-seller Diana: Her True Story (Diana: Sua História Real), lançado em 1992 por Andrew Morton. A NBC promete exibir parte dessas fitas e imagens do mesmo período em um especial em duas partes, programado para os dias 4 e 11 de março.

O documentário de duas horas, intitulado Princess Diana: The Secret Tapes (Princesa Diana: As Fitas Secretas) trará também entrevistas com amigos íntimos e confidentes dela, segundo a NBC.

Segundo uma assessora de imprensa da emissora, as imagens são parte de um vídeo de uma hora gravado por uma pessoa que tinha "ligação profissional" com a princesa. Esse vídeo teria sido feito com permissão dela entre setembro de 1992 e dezembro de 93, um período em que detalhes do seu conturbado casamento com Charles já haviam vindo à tona com o livro de Morton.

A NBC diz que o vídeo mostra "uma Diana relaxada e espontânea, às vezes rindo e interagindo com seus filhos pequenos, ilustrando o lado mais leve de uma mulher que manteve uma pessoa pública muito reservada".

A gravação de áudio, por outro lado, representa uma revisão, na própria voz de Diana, da sua vida antes de ser princesa, da sua longa luta contra a bulimia, das suas tentativas de suicídio, da dor sentimental com a infidelidade de seu marido e de seus problemas de relacionamento com outros membros da família real britânica.

Essas gravações, que somam cerca de sete horas, foram feitas para responder às questões submetidas por escrito por Morton. Elas foram realizadas secretamente no Palácio de Kensington, em 1991, durante uma série de entrevistas conduzidas por meio de um intermediário.

Elas são a base do livro de Morton, de 1992, que demoliu o mito de que o casamento de Diana era um conto de fadas. Uma série de episódios a partir daí levaram ao divórcio do casal, em julho de 1996.

Mas só depois que Diana morreu, em um acidente de carro em Paris, em 1997, Morton revelou que ela havia colaborado com ele na preparação da biografia. Uma versão revista do livro, Diana: Her True Story in Her Own Words (Diana: Sua Verdadeira História em suas Próprias Palavras) foi divulgada semanas depois do acidente que a matou e trazia transcrições parciais das gravações.

Mas a NBC disse que essas fitas, assim como a gravação em vídeo, nunca foram apresentadas ao público. A emissora não entrou em detalhes sobre a forma pela qual adquiriu os direitos sobre o material.

Tags:
Edições digital e impressa