A forte chuva de granizo que atingiu, no fim da tarde de terça-feira, a cidade de Sorocaba, a 100 km de São Paulo, deixou pelo menos 41 casas destelhadas, de acordo com o último relatório divulgado pela Defesa Civil da cidade na tarde desta quarta-feira.
O número ainda pode aumentar, informa o o coordenador da Defesa Civil de Sorocaba, Roberto Montgomery Soares. - Quando a equipe chega ao local para atender a uma solicitação, sempre aparecem outras, de vizinhos e conhecidos. O trabalho vai continuar até que todos os pedidos sejam atendidos -.
A Prefeitura vai avaliar a necessidade de cada família e selecionar as que receberão cestas básicas, cobertores e colchões. A cobertura das casas atingidas foi recoberta com lona. A vistoria é feita por assistentes sociais da Secretaria da Cidadania (Secid), por um engenheiro da Secretaria de Obras e Infra Estrutura Urbana (Seobe) e por um fiscal.
Bairros
O bairro mais atingido foi o Jardim Gutierres, com 25 casas destelhadas; em seguida foi o bairro Caputera, que teve 8 casas destelhadas; Piratininga, com 5; Jardim Moncaio, com 2 e Jardim Gonçalves, com uma casa danificada.
A Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe) registrou a queda de galhos em ruas do Parque São Bento, Jardim Gutierres, Parque Campolim e região do Além Ponte.
Em toda a cidade, o Corpo de Bombeiros registrou a queda de 23 árvores. Os serviços de remoção do material foram executados ao longo desta quarta-feira.
Zoológico
Quedas de galhos também ocorreram no Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros". O temporal provocou a morte de dezessete garças, que circulavam entre as áreas interna e externa do parque e foram atingidas por pedaços de árvores e pedras de gelo.
Não houve acidentes com outros 1.200 animais ou prejuízos às unidades do zôo. A empresa terceirizada responsável pela manutenção aumentou o número de funcionários em atividade nesta quarta, para poder reabrí-lo normalmente na quinta-feira.