Inglaterra, Suécia, Croácia, Dinamarca, Polônia, Holanda e Itália garantiram confortáveis vitórias e aumentaram suas chances de chegar às finais na Alemanha.
A seleção inglesa goleou a Irlanda do Norte por 4 a 0, no estádio de Old Trafford, em Manchester, e mantém a liderança do grupo 6, com 13 pontos.
Depois de um primeiro tempo cheio de gols perdidos por parte da Inglaterra, o meia Joe Cole abriu o placar para os ingleses aos 2 minutos do segundo tempo.
Logo depois, vieram os outros três gols, marcados por Michael Owen, aos 7 minutos, um gol contra do zagueiro Chris Baird, um minuto depois, e, para fechar a goleada, o meia Frank Lampard marcou aos 17 minutos.
Apesar de não ter marcado nenhum gol, o destaque do jogo foi o jovem jogador do Manchester United Wayne Rooney, que deu muito trabalho à defesa da Irlanda do Norte.
Itália
A seleção italiana se isolou na liderança do grupo 5 com um 2 a 0 contra a Escócia, num jogo disputado sob chuva, em Milão.
Os dois gols foram marcados pelo meio-campista do AC Milan, Andrea Pirlo.
A seleção holandesa venceu a Romênia por 2 a 0, em Bucareste, e com isso mantém a liderança do grupo 1 das eliminatórias.
A Holanda abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo, com um gol do veterano Phillip Cocu. No final do jogo, aos 40 minutos do segundo tempo, Ryan Babel confirmou o favoritismo da Holanda.
Ainda no grupo 1, a seleção da República Tcheca venceu a Finlândia por 4 a 3, em Teplice, e a Armênia ganhou da seleção de Andorra por 2 a 1.
Pelo grupo 8, a Suécia venceu a Bulgária por 3 a 0, em Sófia, e segue na liderança, com 12 pontos, contra 10 da Croácia, que ganhou da Islândia por 4 a 0.
França
A França empatou em 0 a 0 com a Suíça em casa, apesar de incansáveis tentativas da seleção francesa em furar a apertada defesa suíça.
Com o resultado, a França continua sem vencer solo francês desde a eliminação da seleção nas quartas-de-final da Eurocopa, no ano passado.
Este é o sexto empate consecutivo da equipe em solo francês e o terceiro nas eliminatórias européias.
Com outros cinco jogos pela frente, a França está no topo do grupo 4, ao lado de Irlanda e Israel, todos com 9 pontos.
A maior goleada deste sábado foi da Polônia, que bateu a seleção do Azerbaijão por 8 a 0, garantindo 12 pontos, o que deixa a seleção polonesa logo atrás da inglesa no grupo 6.