Rio de Janeiro, 22 de Fevereiro de 2026

Grande prova de Vinhos portugueses

Quarta, 10 de Outubro de 2007 às 18:54, por: CdB

Aconteceu no dia 27 de setembro a Grande Prova de Vinhos Portugueses, no Palácio do Consulado Português no Rio de Janeiro em Botafogo. Esse evento é idealizado pela Viniportugal e AICEP Portugal Global. Ambas trabalham em parceria na promoção dos vinhos portugueses, colaboram em atividades promocionais regulares em mercados alvos internacionais.

A Viniportugal comemora em 2007 dez anos de atividade. É uma associação interprofissional, privada, que agrupa associações e organizações de profissionais ligadas à produção e ao comércio de vinho e que tem por objetivo apoiar e executar atividades de promoção do vinho e outros produtos vínicos e vitivinícola, tanto em Portugal como no estrangeiro, e a  AICEP Portugal Global é uma agência gorvenamental que opera sob a direção do Ministério da Economia e inovação com sede em Lisboa.

O objetivo principal da AICEP é promover a imagem global de Portugal como produtor e exportador de produtos e serviços de alta-qualidade, apoiar a capitação de investimento direto estrangeiro em Portugal e ao investimento direto português no estrangeiro. No Brasil, a AICEP Portugal opera em São Paulo e tem a capacidade técnica para providenciar às empresas informações relevantes sobre Portugal e suas entidades.

Para Grande Prova de Vinhos Portugueses, foram convidados 28 Importadores que estão envolvidos com a comercialização e divulgação dos vinhos portugueses no Brasil, dentre eles podemos destacar a Comercial Beirão da Serra, que  existe há mais de uma década trazendo vinhos verdes, maduros, do Porto e os maravilhosos espumantes portugueses.

A Beirão também é importadora do tradicional azeite Mondegão de Nelas,  uma  charmosa vila portuguesa no Distrito de Viseu, região Centro e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de apenas  4 100 habitantes.O azeite é primo em primeiro grau do vinho, pois tanto as oliveiras, quanto as videiras partilham o mesmo gosto por terrenos áridos e pedregosos, de pouco apelo para outras culturas.

Portugal é privilégio, Lisboa e região são um roteiro de charme no portal da Europa, com os pastéis de Belém e as queijadas que são irresistíveis. Porto onde tudo é puro bom gosto, com pousadas que tem palácios e conventos adaptados por grandes arquitetos, além de vinhos sem igual com todo sabor do Norte português, no Centro de Portugal, Coimbra com uma das universidades mais antigas da Europa, além de uma admirável tradição poética e musical, perfeito para uma viagem a dois, com direito a bons livros e praças de ares parisienses. Beiras, Aveiro, Viseu – quartel-general do Dão, segunda mais antiga região vinícola do país.

Um pouco mais ao Sul, Bairrada e seus belos vinhos. No Alentejo encontramos os tesouros de uma grande região, da tapeçaria artística às paisagens, uma caligrafia de caprichos, o Algarve do século XXI onde o luxo fala mais alto, num doce balanço de classe e categoria, Madeira, a elegância em meio ao mar azul, bordado e vinhos riquíssimos fazem desta ilha um sonho em alto-mar, e os Açores, um paraíso natural a descobrir entre a Europa e os estados Unidos, encontram-se nove ilhas e nove fabulosas surpresas.
 
Com esse sentimento que a Beirão traz vinhos maravilhosos, na grande prova de vinhos foram especialmente degustados:

Herdade do Pinheiro Reserva / Tinta - uvas: Aragonés, Trincadeira e Touriga Nacional, Medalha de Ouro – Safra 2002 - Alentejo.
Total aceitação do público – considerado o melhor vinho do evento

Cabeça de Burro / Tinto – uvas: Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinta Amarela e Tinta Carvalha. Safra 2004 - Alentejo
Encanta pela tradição e curiosidade por ter um nome muito conhecido no mercado, é um vinho que agrada e confirma a tradição.

Cabeça de Burro / Branco – uvas: Malvasia, Fernão Pires e Rabigato.Safra 2005 - Alentejo
Um vinho encantador surpreendeu inclusive garantindo seu lugar de destaque na amostra.O publico feminino e de restaur

Tags:
Edições digital e impressa