Rio de Janeiro, 03 de Outubro de 2026

Grã-Bretanha nega visto de entrada a meio-irmão de Obama

Domingo, 12 de Abril de 2009 às 16:36, por: CdB

O meio-irmão do presidente dos Estados Unidos Barack Obama teve visto negado para voltar à Grã-Bretanha após ter dado um nome falso à polícia quando foi acusado de uma tentativa de estupro anteriormente, informaram os jornais britânicos neste domingo.

Um banco de dados mostrou que a polícia britânica prendeu Samson Obama, que mora no Quênia, em novembro do ano passado após alegar que ele tentou estuprar uma garota, disse o jornal News of the World.

Samson Obama deu uma falsa identidade aos oficiais no momento de sua prisão, alegando ser Henry Aloo, disse a notícia. Ele teve de deixar suas impressões digitais, mas não foi formalmente acusado e deixou a Grã-Bretanha.

Ele tentou voltar novamente para visitar parentes enquanto o presidente Obama tomava posse em janeiro, mas foi barrado pelos oficiais da imigração, informou o jornal.

Seus detalhes de impressões digitais e biometria foram arquivados em um novo banco de dados do governo e isto foi revelado quando os oficiais da imigração o checaram em janeiro, informou a Casa Branca de acordo com o jornal.

O presidente Barack Obama nasceu no Havaí de uma mãe branca americana e um pai queniano. Ele tem muitos parentes morando no Quênia.

A Casa Branca não comentou as reportagens. No entanto, uma autoridade disse que o presidente dos Estados Unidos não fala com Samson há 20 anos.

A autoridade, que falou na condição de anonimato, disse que Samson teve o visto garantido pelo consulado dos Estados Unidos em Nairobi para ir à posse de Obama. O presidente, no entanto, não viu o irmão enquanto esteve em Washington.

O jornal News of the World disse que Samson Obama, que administra uma loja de celulares perto de Nairobi, pegaria um voo de conexão para os Estados Unidos em janeiro.

O jornal Sunday Mirror deu uma versão um pouco diferente da história, dizendo que Samson Obama foi autorizado a parar na Grã-Bretanha enquanto fosse à posse de Obama e só depois é que seu visto britânico teria sido negado.

Uma porta-voz do Departamento Britânico de Imigrações disse que o Ministério não comenta casos específicos de imigração.

A agência UK Border, responsável por questões de imigração, disse: "Iremos nos opor à entrada de pessoas à Grã-Bretanha as quais acreditamos que a presença não seja útil à sociedade."

"O controle da UK Border está entre os mais rígidos do mundo. Para todos os pedidos de visto são feitas impressões digitais e checados em observação. Com o uso de um sistema de alta tecnologia nós já detectamos mais de 5,600 casos de tentativa de utilizar falsidades ideológicas desde dezembro de 2007", disse em um comunicado.

Tags:
Edições digital e impressa