Cinco times africanos desistiram de participar da Copa do Mundo de Sem-Teto, em Edimburgo, depois que a Grã-Bretanha recusou conceder vistos para seus jogadores.
Organizadores do torneio de futebol de rua disseram que alguns jogadores do Burundi, de Camarões, da Zâmbia, da Nigéria e do Quênia, foram recusados porque autoridades britânicas não acreditam que tenham dinheiro suficiente para a estada na capital escocesa.
A decisão foi tomada cerca de 10 dias depois que líderes do G8 se reuniram na Escócia para debater meios de aliviar a pobreza na África.
- Negar o acesso de sem-tetos ao Reino Unido com base no fato de serem muito pobres é ridículo -disse Mel Young, um dos fundadores do torneio.
- Isso levanta algumas questões sérias sobre o comprometimento do governo britânico em adotar ações para aliviar a pobreza na África - ressaltou.
A Copa do Mundo dos Sem-Teto foi fundada em 2003 para mostrar a falta de moradia e pobreza e os aspectos positivos do futebol. Reúne times de quatro jogadores e começa nesta quarta-feira na capital escocesa, com 32 seleções.
- Como eles podem dizer que são muito pobres para jogar futebol? - disse o chefe da equipe do Quênia, Siegfried Milchberger.
- Minha equipe e eu não podemos nem imaginar a perda que sofremos. Isso me faz pensar que no quê as Olimpíadas de Londres em 2012 reservam para a África - disse, segundo os organizadores do torneio.
O Ministério do Exterior disse que lamenta o fato de alguns participantes não cumprirem os requisitos para os vistos. Jogadores russos e norte-americanos também foram rejeitados, disse uma porta-voz.
- As regras de imigração foram aplicadas de maneira justa e consistente em todos os casos. Cada requerente foi analisado de acordo com suas próprias circunstâncias individuais -
Muitas equipes foram estabelecidas através de jornais de rua, como o Big Issue.
Para participar da Copa do Mundo, o jogador precisa ter sido sem-teto durante o último ano, ter vivido da venda de jornais de rua ou ter procurado abrigo.