O diretor de normas do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse nesta terça-feira, em Brasília, que o governo vai criar regras para a correção das tarifas bancárias no Brasil. Desta forma, o aumento das tarifas não poderá ser determinado livremente pelos bancos, como ocorre atualmente.
Segundo o diretor, será criada uma periodicidade para a correção das tarifas, da mesma forma que existe para os reajustes de preço de aluguel, eletricidade e tarifas telefônicas. Dentro deste período - que, segundo Tombini, poderá ser de 30 dias a um ano - as tarifas terão de ficar congeladas.
Em nota divulgada no fim da tarde desta terça-feira, o BC informou que as medidas relativas às tarifas "são baseadas na livre competição e têm como objetivo aumentar a transparência, padronizar a nomenclatura das tarifas e torná-las comparáveis. Não faz parte dos estudos em curso o congelamento de tarifas bancárias".
Entretanto, por falta de acordo entre governo e parlamentares, este pacote de padronização de tarifas bancárias não deve sair do papel nesta semana. Segundo o presidente do BC, Henrique Meirelles, esse tema não está na agenda do Conselho Monetário Nacional (CMN), que tem reunião mensal na quinta-feira.
Segundo Meirelles, as medidas de padronização e redução do número de tarifas sairão de uma reunião extraordinária do CMN. Parlamentares da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara estão descontentes com o andamento das propostas e afirmam que o governo está aceitando a posição da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que teme prejuízos com as mudanças.
A mediação entre deputados e também senadores membros da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que pressionam o governo por mudanças nas tarifas dos bancos, está sendo feita pelo secretário de Acompanhamento Econômico da Fazenda, Nelson Barbosa.
Governo vai criar regras para corrigir tarifas bancárias
Terça, 27 de Novembro de 2007 às 18:23, por: CdB