Rio de Janeiro, 22 de Agosto de 2026

Governo quer limpar faixa de frequência para levar banda larga aos rincões

Quinta, 13 de Janeiro de 2011 às 11:05, por: CdB

Brasília - O Ministério das Comunicações quer disponibilizar a partir do ano que vem a faixa de frequência de 450 megahertz (MHz) - atualmente utilizada pela Polícia Federal - para levar internet em alta velocidade para áreas rurais. Em dezembro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu prazo de cinco anos para a limpeza da faixa.

De acordo com o ministério, já estão previstos R$ 70 milhões no Orçamento Geral da União para adequação dos equipamentos à faixa de frequência. O secretário executivo do ministério, Cezar Alvarez, disse que já foram iniciadas as tratativas com o Ministério da Justiça para que a faixa da Polícia Federal seja liberada no fim deste ano ou no início de 2012. Depois da devolução, será aberta uma consulta pública pela Anatel para discutir os critérios que serão adotados na licitação da faixa de frequência.

Edição: Vinicius Doria

Leia também:

Brasil tem mais de 34 milhões de acessos a serviços de banda larga Telebras fecha este mês acordo para usar fibras óticas da Petrobras e Eletrobras Paulo Bernardo diz que banda larga barata estará massificada em quatro anos Ministro diz que só haverá redução de impostos para banda larga se o preço para o consumidor cair
Tags:
Edições digital e impressa