O Ministério da Saúde espera imunizar 17 milhões de crianças de até cinco anos contra a pólio durante a primeira etapa da campanha de vacinação, que será realizada, no sábado, em todo o país.
Somente no Estado de São Paulo, ao menos 3,2 milhões de crianças deve tomar a dose, de acordo com a Secretaria da Saúde.
Não existe contra-indicação para a aplicação da vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, reações adversas associadas a ela "são raras".
A segunda etapa da campanha está marcada para o dia 26 de agosto.
<b>Pólio</b>
O governo federal afirma ter investido R$ 10,1 milhões na campanha, que conta com 26,6 milhões de doses da vacina. Outros R$ 6,2 milhões serão repassados aos Estados e Municípios para a operacionalização da campanha, que tem como slogan <i>O seu filho quer duas gotinhas da sua atenção</i>.
De acordo com o Ministério da Saúde, apenas três regiões no mundo ainda não receberam certificação de erradicação da poliomielite: África, Sudeste da Ásia e Mediterrâneo Oriental.
Por isso, apesar de o Brasil não registrar casos da doença desde 1989, as campanhas de vacinação são necessárias. De acordo com o Ministério da Saúde, o motivo é o fluxo de viajantes que pode propagar o poliovírus.
Governo pretende vacinar 17 milhões de crianças contra pólio
O Ministério da Saúde espera imunizar 17 milhões de crianças de até cinco anos contra a pólio durante a primeira etapa da campanha de vacinação, que será realizada, no sábado, em todo o país. (Leia Mais)
Terça, 06 de Junho de 2006 às 07:08, por: CdB