A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que, na tramitação do novo Código Florestal no Senado, o governo federal não assumirá a postura de “confrontar” quem produz alimentos e quem protege o meio ambiente.
Ela lembrou que cabe ao Senado propor mudanças no projeto de lei aprovado na Câmara. Segundo Izabella, o Executivo manterá a postura de diálogo para encontrar “soluções permanentes”.
A ministra não confirma se o governo prorrogará o decreto que suspende as multas aplicadas a produtores rurais que desmataram. “A decisão do decreto não é minha, é da presidente da República”, disse ela, que participa de palestra na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília, sobre crescimento e sustentabilidade.
O relator do código na Comissão de Meio Ambiente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), defende que o governo use o decreto como moeda de troca para modificar o projeto vindo da Câmara. Na próxima quinta-feira (9), Izabella Teixeira participará de audiência pública conjunta das comissões de Meio Ambiente e de Agricultura do Senado para discutir o novo Código Florestal.
O projeto chegou ao Senado na última quarta-feira (1º). A emenda aprovada na Câmara permite a consolidação de plantações e pastos em áreas de preservação permanente (APPs) e em reservas legais feitas até junho de 2008, até que o governo estabeleça o que não poderá ser mantido nessas áreas. A emenda também prevê que os estados poderão legislar sobre políticas ambientais, juntamente com a União.
De acordo com o deputado do PCdoB e relator do Código Florestal, Aldo Rebelo, a ministra do meio ambiente compreende que o acordo entre agronegócio e ambientalistas é necessário e possível. “É um esforço que a ministra faz para encontrar também um acordo no Senado, já que o texto principal recebeu o apoio do governo”, enfatiza.
Segundo avaliação do deputado comunista, a votação no Senado tende a reunir uma ampla maioria e a expectativa por mudanças no texto, acredita, é a mínima possível. A decisão sobre não confrontar quem produz alimentos e quem protege o meio ambiente, segundo Aldo, “antecede uma tendência que já deverá ocorrer no Senado”.
Da Redação
Governo não quer confronto em nova votação do Código Florestal
Segunda, 06 de Junho de 2011 às 10:42, por: CdB