Rio de Janeiro, 02 de Janeiro de 2026

Governo Lula é 'tímido' ao investigar torturas, diz New York Times

Sexta, 16 de Março de 2007 às 09:15, por: CdB

Uma reportagem do diário New York Times afirmou nesta sexta-feira que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou "timidez" na questão dos direitos humanos ao evitar investigar torturas cometidas durante o regime militar, entre 1964 e 1985.

A matéria é motivada pelo primeiro processo a um oficial do regime, o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que comandou o DOI-CODI de São Paulo entre 1970 e 1974.
Uma das famílias de vítima de tortura disse ao jornal que o objetivo do processo não levar o coronel Ustra à prisão, e sim estabelecer, judicialmente, o reconhecimento de que "a tortura não era isolada, e sim institucionalizada" durante o regime.

Ministérios

Dois meses e meio após tomar posse, a formação completa do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece uma "incógnita", afirma matéria do diário espanhol El País, nesta sexta-feira.

Ainda há dúvidas sobre o perfil de quem ocupará pelo menos sete das 34 pastas a serem anunciadas pelo presidente, que, nas palavras do jornal, "gosta de despistar a imprensa".

Tags:
Edições digital e impressa