Passados quase dois anos da promessa de assentar 115 mil famílias de sem-terra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu desapropriar, até agora, áreas suficientes para assentar 6.130 famílias. O número significa apenas 5% da meta inicial.
Na realidade, uma área desapropriada hoje somente irá se transformar em um assentamento rural em setembro, se o processo não sofrer atrasos causados por ações judiciais. Áreas encampadas em agosto, por exemplo, somente estarão liberadas para o plantio em 2005.
Segundo levantamento do Incra, o total de terras liberadas por esta administração chega a 202,2 mil hectares. O Pará, com 35.883 ha, Goiás, com 35.055 ha e Maranhão, com 21.491 ha estão no topo da lista.