Rio de Janeiro, 06 de Setembro de 2026

Governo libera verba para investimentos nos assentamentos de Sergipe

Quinta, 11 de Dezembro de 2003 às 07:08, por: CdB

O ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto anunciou nesta quinta-feira a liberação de R$ 650 mil para investimentos em infra-estrutura de assentamentos da reforma agrária em Sergipe, onde está reunido com trabalhadores rurais, lideranças sindicais, religiosas e do Movimento dos Sem Terra, no município de Poço Redondo (a 184 km de Aracaju).
   

Rossetto, que tomou o café da manhã com o governador João Alves Filho (PFL), visitou o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda (PT), e ainda conversou com funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra.

-o Governo Lula está inaugurando um novo tipo de atuação no que se refere às questões agrárias- disse o ministro.
   

O novo modelo, segundo o ministro, contempla freqüentes visitas ao homem do campo em seus municípios, onde os problemas serão expostos e serão adotadas iniciativas para possibilitar as soluções.

-O presidente quer que os seus ministros conheçam a fundo os problemas de suas pastas e conversem com as pessoas diretamente atingidas por suas ações. É isso que estamos fazendo hoje em Sergipe e faremos em outros Estados- disse.

 Ele lembrou que esse tipo de contato também vai permitir maior agilidade nas ações essenciais para a melhoria das condições de vida no campo.
   

Miguel Rossetto disse que o seu ministério liberou este ano para Sergipe R$ 17 milhões em créditos e outros programas, entre os quais o Garantia Safra, e afirmou que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vai se tornar mais ágil a partir do próximo ano, quando realizará concurso para a ampliação de seus quadros.

 O órgão também fortalecerá as suas parcerias com os governos estaduais e as universidades federais para tornar produtivos os assentamentos.

-Vamos estimular a produção de alimentos, para garantir a melhoria da qualidade de vida no Nordeste- comentou.
    

Ele explicou que o Governo Federal vai atuar no sentido de viabilizar uma proposta para acabar com a violência no campo e, internamente, em sua pasta, trabalhará para promover a desburocratização. O Governo também conversará com o Judiciário para que o poder contribua para a redução da violência.

-Acreditamos que a soma de esforços vai contribuir para agilizar a reforma agrária e tornar possível a produção nos assentamentos. É objetivo nosso criar a infra-estrutura para que os trabalhadores assentados se tornem produtivos- afirmou.

Tags:
Edições digital e impressa