O governo interino de Honduras disse neste domingo que não permitirá a aterrissagem de nenhum avião que transporte o presidente deposto Manuel Zelaya, que planeja regressar ao país uma semana após ter sido retirado do poder por militares.
– Há ordens para não entrar –, avisou o chanceler interino, Enrique Ortez, a uma emissora de rádio local.
Zelaya tinha previsto partir de Washington de volta a seu país, provavelmente acompanhado por presidentes sul-americanos.
As companhias aéreas Taca e American Airlaines suspenderam os voos para Honduras neste domingo, de acordo com fontes do aeroporto de Tegucigalpa. O arcebispado da Igreja Católica no país pediu que Zelaya não volte, pois isso poderia dar início a confrontos sangrentos.
Zelaya postou uma mensagem de vídeo na internet pedindo que os apoiadores compareçam ao aeroporto de Tegucigalpa.
– Eu peço a todos os trabalhadores do campo, das cidades, índios, jovens, amigos, que me acompanhem em meu retorno a Honduras. Não tragam armas. Pratiquem o que eu sempre preguei: a não-violência.