Considerando os recursos destinados a patrocínios, investimentos diretos e indiretos, o governo federal gastará para a realização dos Jogos Pan-Americanos, que acontecerão na capital fluminense em julho, cerca de R$ 1,8 bilhão. O volume equivale à cerca de 50% (metade) de todos os recursos que serão destinados ao evento pelos três níveis de governo (aí incluídos o municipal e o estadual). As informações foram dadas pelo ministro do Esporte, Orlando Silva Jr.
O ministro participou, no Rio, da 14ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Esporte. A reunião, que vai até amanhã, paralelamente ao Fórum de Gestões Estaduais, reuniu em hotel da Zona Oeste da cidade o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e praticamente todos os secretários estaduais do país.
- É um investimento que nós acreditamos positivo - , comentou Silva Jr.
- O Saldo será importante para o Rio, haverá um legado na área de instalações esportivas, de segurança pública, na capacitação dos nossos recursos humanos - que estarão mais capacitados para eventos de grande magnitude - e, sobretudo, haverá uma grande projeção do Brasil no exterior. A expectativa é positiva na construção da imagem do país no exterior -, completou.
Os números do ministro indicam que somente na Vila Olímpica o governo federal injetou perto de R$ 189 milhões. Há ainda os investimentos diretos das empresas estatais que estão patrocinando os jogos, os que estão sendo feitos diretamente na construção e contratação de serviços e aqueles destinados a construção e reforma de equipamentos esportivos, ressaltou.
Durante o Fórum de Gestões Estaduais o governo federal apresentou uma agenda de trabalho comum.
- Chegamos à conclusão de que é preciso estreitar os vínculos com os governos estaduais, que têm capacidade de tornar mais efetivas as políticas implementadas pelo ministério para a difusão da prática esportiva. Nossa visão é de que a ação descentralizada se dê, sobretudo, por meio dos governos dos estados -, disse o ministro.
Governo federal responderá por metade do investimento para o Pan
Segunda, 09 de Abril de 2007 às 18:10, por: CdB