Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2026

Governo do Rio lança programa Esporte Seguro

Terça, 27 de Novembro de 2007 às 10:57, por: CdB

Os secretários de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, e de Segurança, Mariano Beltrame, lançaram, na manhã desta terça-feira, o Programa Esporte Seguro no 2ºBPM, em Botafogo, Zona Sul do Rio.
Braço ampliado do Projeto Suderj Em Forma, o novo programa desportivo e de integração das comunidades com a Segurança também é coordenado pela Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro).  No 2ºBPM serão oferecidas aulas de futsal, ginástica para a terceira idade e, num trabalho pioneiro no Brasil, aulas de judô para portadores de deficiência auditiva.

- A idéia do projeto é aproximar as comunidades à área de segurança e de seus verdadeiros aliados, os policiais. Mas, em paralelo, noções de educação, disciplina, valores morais e respeito, além de atividades esportivas e saúde para todos – disse Paes.

O projeto consiste no aproveitamento dos espaços dos batalhões para a prática de esporte para crianças, adolescentes e adultos, incluindo a terceira idade. Além de oferecer igual oportunidade para a prática esportiva, já que as aulas são gratuitas, o mais importante é que ambos criam uma relação de portas abertas entre a comunidade e os batalhões que as atendem.

- Esse espaço e as ações aqui desenvolvidas são para as comunidades. A interação entre a Segurança e os moradores próximos a cada unidade policial é fundamental, inclusive para prevenção da violência – observou Beltrame.

Para o presidente da Associação do Morro dos Cabritos, que abrange ainda os morros Saudade e São João, na Zona Sul, Carlos Bezerra, este tipo de ação levada às comunidades, mais do que lazer e saúde mostra que o governo do estado também está presente nas comunidades.

- É muito importante o que está acontecendo nas comunidades mais carentes e morros do Rio: a presença do poder público com ações sociais e serviços. No passado recente, a Ladeira dos Tabajaras em Copacabana, por exemplo, era lembrada como local de extrema violência. Isso mudou. O estado está presente e os moradores agradecem essa inserção na sociedade – explicou Bezerra.

Tags:
Edições digital e impressa