Rio de Janeiro, 08 de Novembro de 2026

Governo do Rio combate abate clandestino

Terça, 04 de Março de 2008 às 07:22, por: CdB

O combate ao abate clandestino no Estado do Rio de Janeiro ganha força com a realização de duas audiências para estabelecer  regras e prazos para combater essa prática. As audiências acontecerão nos dias 5 e 7 de março, nos municípios de Petrópolis e Campos, respectivamente.
 
Representantes da Promotoria de Justiça, do Ministério Público, do Serviço de Inspeção Sanitária do Estado, ligado à secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, e da administração municipal, irão participar das reuniões onde será discutida a questão que põe em risco a saúde pública e traz prejuízos à economia do estado.
 
Para o coordenador do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), Plínio Leite Neto, a parceria com o Ministério Público na luta contra o problema tem sido muito eficaz.
 
– Ano passado, em ação semelhante em Nova Friburgo, na Região Serrana, o MP determinou aos municípios daquela região que se estruturassem para realizar o adequado controle e combate ao abate clandestino – lembra.
 
De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, o combate ao comércio clandestino de produtos de origem animal tem se intensificado através de parcerias com o Ministério Público e Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal.
 
– As péssimas condições de higiene dos locais de abate e as condições de saúde dos animais que, nestes casos não passam por inspeção, podem afetar significativamente as condições sanitárias da carne – explica o secretário.
 
Atualmente existem 12 matadouros frigoríficos inspecionados pelo SIE no Estado do Rio de Janeiro.

A comercialização de carne proveniente de abate clandestino caracteriza dois crimes: sonegação de impostos e questão de saúde pública.

Tags:
Edições digital e impressa