O governador Sérgio Cabral anunciou nesta sexta-feira ao secretário de Educação, Nelson Maculan, que serão contratados os 2.600 novos professores necessários para suprir a demanda da rede de escolas do Estado do Rio de Janeiro.
Os professores são concursados de 2004 e começarão a ser chamados por edital na próxima semana. Eles darão aula a turmas da 5ª a 8ª série do ensino fundamental e a estudantes do ensino médio. Os 2.600 novos professores serão distribuídos pelas 1.464 escolas estaduais conforme a necessidade da cada região.
Cabral e Maculan informam que a contratação dos 2.600 novos professores permitirá a conclusão do ano letivo, evitando que os alunos tenham o ano perdido. O calendário escolar está sendo refeito de forma a suprir as aulas necessárias e atender a todos os estudantes.
Desde 2003, não há a contratação de tantos professores de uma só vez. Neste ano, dois mil professores já haviam sido chamados e, com os novos 2.600 desta leva, serão, ao todo, 4.600 professores contratados em menos de cinco meses do governo Sérgio Cabral. Também neste ano, foram autorizadas 15 mil horas extras e 1.600 contratações temporárias.