O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se por duas horas e meia com a cúpula do governo nesta quinta-feira para discutir, prioritariamente, os desdobramentos do acidente da TAM, maior tragédia da aviação brasileira com cerca de 200 mortos.
Participaram seis ministros e o vice José Alencar. Waldir Pires (Defesa), responsável pelo setor, ficou de fora.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa, Waldir Pires participou de uma transmissão de um cargo do terceiro escalão. O Palácio do Planalto explica a ausência do ministro pelo fato de a Defesa não fazer parte da coordenação de governo.
No entanto, sempre que um assunto se destaca costuma-se convocar o ministro da área para fazer relatos específicos. A reunião começou por volta das 9h40 e participaram os ministros Tarso Genro (Justiça), Walfrido Mares Guia (Relações Institucionais), Franklin Martins (Comunicação Social), Guido Mantega (Fazenda), Dilma Rousseff (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Planejamento).
Desde o acidente do vôo JJ 3054 que vinha de Porto Alegre, o presidente escolheu como principal interlocutor o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, que está em São Paulo acompanhando as investigações iniciais. O presidente, no entanto, não deixou de falar com Waldir Pires, como relatam outros ministros.
Pires está sendo representado no local do acidente pelo brigadeiro Jorge Godinho Barreto Nery, assessor especial do Ministério da Defesa. Segundo nota divulgada na quarta (18), o brigadeiro tem “responsabilidade de acompanhamento, supervisão e informação das medidas e procedimentos adotados pelos demais órgãos da aviação civil vinculados ao Ministério da Defesa”.
Na sexta-feira, o Conselho de Aviação Civil (Conac) deve se reunir para discutir medidas para atacar a crise aérea. Presidida pelo ministro da Defesa, ele é formada pelos ministros Celso Amorim (Relações Exteriores), Guido Mantega (Fazenda), Miguel Jorge (Desenvolvimento), Marta Suplicy (Turismo), Dilma Rousseff (Casa Civil) e pelo comandante da Aeronáutica.
Governo discute acidente aéreo sem o ministro da Defesa
Quinta, 19 de Julho de 2007 às 10:46, por: CdB