O governo da Espanha encontrou-se com o grupo separatista basco ETA para negociações secretas em Oslo, capital da Noruega, no ano passado para organizar um cessar-fogo depois de 38 anos de violência, disse a emissora pública norueguesa NRK, nesta sexta-feira.
- A NRK sabe que as partes estiveram em Oslo por cerca de uma semana no outono (do Hemisfério Norte) do ano passado e construíram as bases para a declaração de paz do ETA que aconteceu nesta semana - disse um porta-voz da NRK.
O ETA, que tem promovido uma violenta campanha para um Estado Basco independente nas últimas quatro décadas, com 850 mortes, declarou de maneira inesperada na quarta-feira um cessar-fogo permanente. O ministro do Exterior da Noruega negou-se a comentar a informação.
- Eu não posso negar ou confirmar a informação. Nós não queremos fazer comentários - disse a chefe do departamento de imprensa do ministério, Anne Lene Sandsten.
A Noruega construiu uma reputação de país mediador de conflitos. Em 1993, palestino e israelenses assinaram um hoje arruinado acordo de paz após encontros secretos no país. A Suíça também esteve envolvida nas conversas entre o ETA e o governo da Espanha, disse a NRK.