A Secretaria da Saúde de São Paulo convoca mães para serem doadoras voluntárias de leite humano. A iniciativa visa reduzir o impacto causado com a queda no número de doações no final do ano. Os estoques baixam aproximadamente 50% no período de festas e férias. A campanha tem como objetivo evitar que isso aconteça, reforçando os estoques agora.
Para ser uma doadora é preciso estar amamentando exclusivamente o filho e ser saudável. As interessadas deverão entrar em contato com o banco de leite mais próximo de sua residência. Todas farão um pré-cadastro e passarão por uma avaliação médica na própria residência. Estando apta para se tornar uma doadora, o banco de leite passa a retirar as doações na casa da mulher.
Existem mais de 50 centros especializados para coleta excedente de leite materno no Estado. A doação de leite humano, além de ajudar as crianças, beneficia também a própria doadora, que reduz o risco de câncer de mama e ovários, previne a osteoporose e volta ao peso mais rapidamente.
O leite materno doado é pasteurizado, submetido ao controle de qualidade e distribuído aos bebês impossibilitados de receber o leite do seio da mãe. Por conter as propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, o desenvolvimento dos recém-nascidos ocorre mais rápido.
Governo convoca doadoras voluntárias de leite humano
Terça, 03 de Novembro de 2009 às 10:53, por: CdB