Rio de Janeiro, 19 de Fevereiro de 2026

Governo cogita mandar presos que usam rádios para prisões federais

Segunda, 24 de Setembro de 2007 às 10:23, por: CdB

A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio informou nesta segunda-feira que vai identificar os presos de Bangu que participaram das conversas divulgadas em reportagem do Fantástico do último domingo. A secretaria informou ainda que pode pedir a transferência deles para as prisões federais de segurança máxima.

De acordo com o Fantástico, presos do Complexo Penitenciário de Bangu, no Rio de Janeiro, estão recorrendo a rádios portáteis, com freqüência de rádio amador, para burlar o bloqueio de celular do presídio. Através dos rádios, os detentos compram armas e drogas, controlam o tráfico e combinam todo tipo de atividade ilegal do lado de fora.

Numa das conversas, registrada na terça-feira passada, um presidiário em Bangu 3 fala no rádio sobre planos para financiar o assalto a uma empresa e autoriza o comparsa, fora da cadeia, a comprar armas.

Em outro diálogo, um fornecedor de armas diz a um presidiário que reservou duas pistolas 9 milímetros e uma espingarda calibre 12 com munição.

Nesta segunda-feira, o Secretário Nacional de Segurança, Antônio Carlos Biscaia, se reuniu com autoridades do Rio para definir ações da polícia no combate à criminalidade. A reunião foi a portas fechadas. No entanto, o secretário ressaltou que, dentre os assuntos que seriam discutidos, estão as obras do PAC no Conjunto de Favelas do Alemão.

Tags:
Edições digital e impressa