Rio de Janeiro, 16 de Março de 2026

Governo chega a reunião do mínimo sem proposta, diz Dulci

Quinta, 07 de Dezembro de 2006 às 15:12, por: CdB

O governo chega sem proposta para a reunião que discutirá o valor do salário mínimo a partir de 2007 com representantes das centrais sindicais. A informação é do ministro Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência da República.

Dulci falou ao chegar ao Ministério do Trabalho e Emprego para o encontro, que contará também com a presença dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, da Previdência Social, Nelson Machado, e do Trabalho, Luiz Marinho.

- Esta é a primeira reunião de um processo de negociação -, disse.

- O governo vem para ouvir e receber a proposta dos trabalhadores -, completou.

Ele comentou que dificilmente a reunião terminará em acordo, porque, como ex-sindicalista - "dos bons", brincou - sabe que as discussões são demoradas e o governo precisa analisar e decidir até onde pode ir. Para acertar o valor atual (R$ 350), as discussões se estenderam do fim de novembro ao fim de janeiro.

O ministro também falou que os governo encontrará as fórmulas para conceder um aumento razoável sem prejudicar as contas públicas e, conjuntamente, implementar o programa de crescimento que se encontra em estudo pela equipe econômica.

- É possível crescer mais com estabilidade, com o controle da inflação -, afirmou Dulci.

O ministro destacou a importância do salário mínimo ao dizer que "ele vai direto para o consumo das famílias, dinamiza fortemente o mercado interno. É justo como política social e tem um papel econômico muito importante".

Já o ministro Paulo Bernardo, ao chegar, limitou-se a dizer que "o aumento será o maior possível".

Tags:
Edições digital e impressa