O secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, apresentou o esquema de segurança dos Jogos Pan-Americanos a representantes de 14 países que terão atletas participando das competições. Em reunião nesta segunda-feira, em Brasília, Corrêa disse a eles que o governo está empenhado em garantir a tranqüilidade durante os jogos, que serão realizados em julho, no Rio de Janeiro.
Ao todo, o governo destinou R$ 385 milhões para todos os projetos de segurança do Pan. Desta verba, R$ 52 milhões serão utilizados em nove projetos especiais de prevenção. Ao todo, 18 mil policiais vão participar do esquema de segurança em todo o estado. Segundo o secretário, o plano já está pronto.
Para os jogos deste ano, o governo do Canadá anunciou que vai doar cães farejadores para o governo brasileiro para rastrear drogas. Depois dos jogos, eles continuarão a ser utilizados no Brasil, principalmente em aeroportos. Trata-se de uma ampliação do acordo já existente entre os governos dos dois países. Atualmente, o Canadá já presta treinamento a policiais brasileiros nessa área.
Governo apresenta plano de segurança para o Pan-Americano
Segunda, 19 de Março de 2007 às 18:02, por: CdB